Glória Menezes tem alta após internação por covid-19

Com o anúncio de chegada de nova remessa de imunizantes contra covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde atenderá com primeira dose neste sábado (14/8) os moradores de Curitiba nascidos em 1994, gestantes e puéperas. Neste sábado haverá ainda repescagem para nascidos até o ano de 1993.

Com estimativa de público maior que nos outros dias, o atendimento será reforçado e contará com 25 pontos de vacinação abertos das 8h às 17h (lista abaixo). 

A SMS alerta que neste sábado não haverá aplicação de segunda dose. Este calendário será retomado na próxima segunda-feira (16/8). 

Novas doses

Curitiba deve receber da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, ainda nesta sexta-feira (13/8), aproximadamente 22 mil doses de vacina anticovid para primeira aplicação. Isso irá possilitar a retomada da vacinação por faixa etária.

Gestantes

Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria da Saúde segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.

Além disso, a vacinação contra a covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e o seu médico.

Orientação para receber a vacina

Para receber a vacina a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba (no caso de estar no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).

Agora, com a vacinação de faixas etárias mais jovens, a Secretaria Municipal da Saúde também aceita comprovante de residência no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.

Já para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.

Quem pode receber a primeira dose neste sábado (14/8)

– Nascidos em 1994
– Repescagem: nascidos até 1993
– Gestantes puérperas (que tiveram bebês até 45 dias atrás), com 18 anos ou mais

Locais da vacinação

Das 8h às 17h

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

3 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua  Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra

4 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

5 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

6 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

7 – Nossa Senhora Aparecida
Rua Carlos Amoretty Osório, 169 – Sítio Cercado 

8 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

9 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

10 – US Bairro Alto
R. Jorn. Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

11 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

12 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

13 – US Vila Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

14 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

15 – US Trindade
R. Roraima, 1790 – Vila Oficinas

16 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

17 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

18 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

19 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

20 – Sagrado Coração 
Rua Antônio Claudino, 375 – Pinheirinho

21 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

22  – US Orleans
Av. Ver. Toaldo Túlio, 4577 – Orleans

23 – US Oswaldo Cruz
R. Pedro Gusso, 3749  – CIC

24 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

25 – US Rio Bonito 
Rua Fanny Bertoldi, 170 – Campo do Santana 
 

via redação Busão Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senado aprova redução na tarifa de energia elétrica por 5 anos

O Senado aprovou hoje (13) um projeto que propõe a redução de tarifas de energia elétrica por cinco anos. Essa redução na tarifa ocorreria graças ao reembolso de tributos recolhidos indevidamente pelas empresas distribuidoras de energia elétrica. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

O PL propõe que os tributos indevidamente recolhidos pelas distribuidoras de energia no passado sejam devolvidos ao consumidor em forma de redução na tarifa. Esse recolhimento de recursos será possível graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nessa decisão, o STF entendeu que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado às distribuidoras de energia elétrica, e repassado aos consumidores, não deve compor a base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS).

Segundo o relator da matéria, Zequinha Marinho (PSC-PA), acordos de ressarcimento desses valores com o Estado e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vêm sendo discutidos. “A Aneel já anunciou que, em decorrência dessa decisão, estão em jogo cerca de R$ 50,1 bilhões, considerando todo o país, que poderiam proporcionar descontos médios da ordem de 3% no valor de faturas emitidas”, afirmou Marinho em seu parecer.

“Além disso, a Agência sinalizou que pensa em abater tais valores de aumentos futuros nas tarifas de energia elétrica, que são previstos contratualmente entre os Estados e as concessionárias”, acrescentou o relator.

Jovem mata duas crianças e duas professoras em creche de SC

Um jovem de 18 anos invadiu, hoje (4), uma creche na cidade de Saudades (SC) com um facão e matou ao menos duas crianças e duas professoras. Uma terceira criança ferida está sob cuidados médicos em um hospital.

A identidade do agressor e os nomes das vítimas não foram confirmados por fontes oficiais. Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, após cometer os crimes, o rapaz tentou suicídio e foi levado a um hospital da cidade de Pinhalzinho.

Policiais militares e servidores da prefeitura estão no local atendendo à ocorrência. Segundo o subcomandante do batalhão da PM em Chapecó, major Rafael Antônio da Silva, o criminoso foi contido por populares até a chegada dos primeiros policiais e bombeiros.

“Infelizmente, ao chegarem, os bombeiros se depararam com pessoas já mortas, não podendo nem mais conduzi-las ao hospital”, disse Silva à Agência Brasil. O agressor, por sua vez, cortou o próprio pescoço com o facão que usou para atacar a suas vítimas e foi socorrido em estado grave.

De acordo com o subcomandante, ainda não se sabe o motivo do crime. As primeiras informações dão conta de que o rapaz não tem nenhum vínculo com a creche, onde estudam crianças de 6 meses a 2 anos de idade.

“Ele mora na cidade e entrou no estabelecimento portando o facão que usou contra as vítimas. Uma professora e duas crianças morreram no próprio local. Outra professora, gravemente ferida, morreu no hospital e ao menos uma criança ferida está internada”, explicou Silva.